fbpx

Cerâmica na Decoração – dicas para não errar!

cerâmica na decoração

Cerâmica na decoração, dicas para não errar!

Aprender a usar os tipos de cerâmica na decoração é essencial para quem ama essas peças e não quer errar na hora de escolher as peças.

Pensando em facilitar a vida de vocês, preparamos um post super bacana com dicas incríveis para criar aquelas composições maravilhosas com cerâmica!

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que uma das grandes belezas da cerâmica é seu caráter tradicional e artesanal. Certamente, a natureza artesanal da cerâmica é inseparável de sua beleza e funcionalidade estética, uma vez que são as características do artesão ou da cerâmica que constroem seus atributos únicos e exclusivos.

Um pouco da história da cerâmica para você entender tudo desse material maravilhoso!

De antemão, podemos dizer que a cerâmica nem sempre foi um item queridinho de decoração como é atualmente. A princípio, a cerâmica era direcionada para a produção de objetos do cotidiano, como utensílios domésticos, armas e elementos de expressão artísticas e culturais.

Segundo alguns especialistas, a produção de cerâmica é a primeira e, portanto, mais antiga indústria de que se tem conhecimento na história da humanidade. Além de haver abundância de argila (matéria-prima da cerâmica) na natureza, os processos simples de manuseio tornaram possível a fabricação de peças em “larga escala”, difundindo-as para a sociedade.

Juntamente com essas facilidades citadas acima, o uso da argila como matéria-prima para a cerâmica também foi fundamental para sua disseminação. Mais do que isso, devido à sua resistência, maleabilidade e durabilidade adquiridos após a queima (no sol ou em forno), as cerâmicas marcam presença até hoje na decor.

Por fim, a cerâmica, como arte, se difundiu após a Revolução Industrial, adentrando na classe dominante da época por meio das louças, porcelanas, azulejos e objetos de decoração e construção.         

Confira agora as dicas para não errar!

O uso das peças de cerâmica é uma prática muito interessante, pois a versatilidade dos objetos decorativos permitem muitas ambientações. Ao mesmo tempo, são capazes de trazer além de requinte ao ambiente uma interação nos mais diversos estilos de decoração. 

Atualmente, existem alguns tipos de cerâmicas mais conhecidas, como a terracota, a porcelana e a cerâmica esmaltada. Basicamente, o que muda entre elas é o método de produção na qual são confeccionadas e as características da argila utilizada.

Cerâmica Terracota

Desde antigamente, a cerâmica terracota é a mais comum e mais conhecida pelas pessoas, marcando forte presença nos estilos toscano e francês de jardim. Além da área externa, a cerâmica terracota se tornou parte da decoração Boho de interiores, afinal, nada mais gracioso do que uma plantinha em um vasinho terracota na janela, né.

Cerâmica Porcelana

A porcelana, diferente da terracota, é feita a partir de uma argila branca, de propriedades bem diferentes o que causa mudanças na resistência do material. Além disso, a porcelana passa por um processo de vitrificação, o que proporciona o aspecto lustroso que vemos. É indicada tanto para composições mais clássicas quanto para o estilo Bohemian e Boho, nossos amores.

Cerâmica Esmaltada

A princípio, a cerâmica esmaltada ficou mundialmente conhecida através dos vasos vietnamitas. Entretanto, apesar de passar por um processo de vitrificação (esmaltação) parecido com a porcelana, a argila usada tem propriedades diferentes mudando, portanto, as características da peça final.

A coloração, o elemento tão cobiçado nos vasos, é feita com uma mistura de esmaltes, pó de vidro e pigmento químico (cobalto, zinco, chumbo…), os quais em altas temperaturas reagem e resultam em cores únicas.

Ao mesmo tempo que as porcelanas estão presentes na decoração, as cerâmicas esmaltadas estão cada vez mais alta, devido às suas cores únicas conseguidas através de queima específica.

Dicas

  • Os vasos de cerâmica são lindíssimos e podem ser usados tanto dentro quanto fora de casa.
  • Você pode montar composições com diversos modelos de vasos de cerâmica.
  • Eles também vão super bem para decorar áreas externas.
  • Vasos na sacada? Tá mais que liberado! Eles podem vir no chão, na parede e até suspensos no teto.
  • Para apartamentos pequenos eles são uma ótima pedida. Pois são objetos versáteis e que podem estar nos detalhes da decoração.

Agora vem com a gente e descubra como usar cerâmica na decoração da sua casa! 

Cerâmicas na decoração dentro de casa

Frequentemente, as cerâmicas são utilizadas como vasos de pequeno e médio porte para trazer mais verde para dentro de casa, tanto na forma terracota quanto nas peças esmaltadas. Da mesma forma, aposte também nos ornamentos e objetos decorativos como esculturas e outras peças e traga mais personalidade para o seu ambiente.

cerâmica na decoração

Palavras da Arquiteta

Decididamente, as cerâmicas são tão versáteis que permitem, inclusive, a mistura de diferentes tipos na mesma composição. Cores, texturas, alturas, funcionalidades e histórias diferentes em cada peça.

A dica da nossa Arquiteta é conceber um conceito previamente para o ambiente e encaixar as peças de forma harmônica. Por fim, outra dica é usar e abusar das alturas das peças para compor a volumetria e movimento na composição!

Aliá-los a outros elementos na decoração é uma forma simples de decorar com muito estilo! Além de garantir sempre aquele verdinho que tanto amamos dentro de casa.

Da mesma forma como acontece com outros acessórios de decoração, é possível encontrar uma grande variedade e modelos de vasos de cerâmica.

Não bastasse ser um encanto para o décor, os vasos de cerâmica, sozinhos ou em conjunto, garantem uma decoração perfeita do estilo clássico ao mais despojado além de renovar  as energias de qualquer ambiente.

Certamente para salas e halls, por exemplo, ou também podem estar espalhados por toda a casa. É um ótimo aliado na decoração de aparadores, estantes, mesas de centro ou laterais.

Do clean ao moderno eles se adequam em todos os estilos. Use e abuse da sua criatividade para decorar com os vasos de cerâmica. Tá liberado do banheiro a área externa.

 

cerâmica na decoração
cerâmica na decoração

Para ver mais referências para decorar sua casa acesse o nosso Instagram!
https://www.instagram.com/retrobel

Veja também o nosso post sobre as plantas ideais para você ter dentro de casa:
https://www.retrobel.com.br/plantas-para-ter-dentro-de-casa/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRODUTO INDISPONÍVEL NO MOMENTO Para ser avisado da disponibilidade deste produto, preencha o campo abaixo com seu e-mail.
Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0
× Como posso te ajudar?